terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia 26 de abril é dia de combate a hipertenção arterial

Hoje, dia 26 de abril, é o dia nacional de prevenção e combate a hipertensão arterial, a campanha este ano tem o título de “Quem tem bom coração combate a hipertensão arterial- Eu sou 12 por 8”.

A hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde. A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial, de acordo com o levantamento, aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual. Em 2009, a proporção foi de 24,4%.
Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, pode causar entupimento de artérias, acidente vascular cerebral e infarto.

Dor de cabeça, cansaço e tonturas podem ser sintomas da hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares no Brasil. Uma das formas de detectar o problema é fazer a verificação periódica da pressão arterial.

Segundo a sociedade de cardiologia mais de 30% dos adultos são hipertensos e apenas um em cada quatro faz o tratamento contra a doença. Pessoas com excesso de peso, que não fazem atividades físicas e não tem alimentação saudável correm maior risco de desenvolverem a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário